Queimei o passado



A vida não é como uma peça de teatro! Não há ensaios e não podemos «repetir a cena» para ver se é desta que corre bem. Corre mal e ponto final. Para quê tentar dar a volta? Para fazer da realidade um eufemismo tão grande ao ponto de nos fazer acreditar na beleza dos sonhos, no orgulho de aprender com os erros, na esperança estupidamente conseguida por um futuro melhor… ? Para quê viver se nos proíbem de sonhar? Para quê lutar se antes da batalha nos tiram as armas e somos declarados como derrotados miseráveis? Para quê tudo se acabamos nada? Não somos mais que um produto matemático com barro à mistura.

O único motivo pelo qual eles se mantinham na sua função esvaeceu-se. Agora, posso afirmar convictamente que a minha vida acabou. Hoje foi o meu último dia. O fim do meu mundo. Mas, para aqueles que viverão, haverá amanhã. E para mim, esse futuro – o amanhã – já não existe.

Manhãs desoladas. Tardes contagiadas pelas manhãs. Dias assim.
Decidi que, para estar como estava, mais valia fugir de mim, sair da minha cabeça por um tempo razoável e deixar-me. Deixar o meu ser. E consegui!
Quando eu morri, vi os meus olhos a perderem o brilho que já não tinham. Ouvi a minha voz que já não falava. Respirei o suspiro inexistente e ouvi também o meu coração que já não batia. E, por mais estúpido que alguém possa ser, o que tinha acontecido era óbvio. Eu tinha morrido. Sem vida, sem nada – era eu; e aquilo era a Morte! Mas eu continuava a pensar e a ver-me. Estava deitada no chão da casa-de-banho. Era eu! No chão duro e frio. No gelo do desamparo e na dureza da vida morta. (…)
Afinal, quantos de nós sabem o que é viver?

Rasguei em mil e três pedacinhos o que tinha escrito até então. Elaborei um puzzle com aquelas peças cheias de palavras de todos os tipos. Sentia-me tão presa a todos aqueles acontecimentos…  apercebi-me disso pela melancolia que me perseguia mais intensamente do que a minha própria sombra.

Aproveitei um dia em que a lareira estava acesa. Agarrei em todo o meu passado escrito em prosa e lancei-o às chamas… que sensação estranha! Boa e má. Aquelas eram as minhas palavras! Senti o fogo ardente a queimar parte de mim… mais tarde percebi que o que de mim foi queimado não prestava. Parasitas e manchas negras foram destruídos pela quente fonte de luz.

Senti, pela primeira vez, um desconforto reconfortante! Largara ali, como quem larga um monstro nas trevas, o eu que tinha sido no passado e o que tinha sonhado, sentido e vivido. Destruí-me para me poder conseguir (re)construir.

2 Comments

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)