Carta a uma (c)idade

Noite da Serenata Monumental, na Sé Velha, em Maio de 2018.
Coimbra, 25 de Outubro de 2015

Coimbra, querida cidade,
Impossível não esboçar um sorriso num dia como este. Quando atravessávamos a Ponte de Santa Clara, virava-me para trás, de quando em quando, para respirar a beleza única que me chegava de ti e do teu rio. Ah, Mondego, sangue desta cidade lusitana. 

Coimbra, minha cidade, que felicidade é atravessar as tuas pontes, voar sob o teu rio, com a capa negrapesada aos ombros, relembrando momentos feitos de instantes de pura alegria. Que medo que nasce dentro de mim, do Amanhã, da possibilidade de ter de te deixar parada no tempo, naquilo que um dia será apenas a mais bela recordação que terei da minha juventude! Que medo antecipado que sinto neste meu coração ansioso e já nostálgico! Mas compreendo que assim tenha de ser. Nada, nem ninguém é eterno e basta-nos o tempo como prova.

Todos os que por ti passam sentem a vontade de voltar atrás no tempo. Se tal fosse possível, perderias todo o teu encanto, pois deixarias de ser a eterna cidade que não é eterna. Tudo tem o seu tempo e tu terás o teu em cada vida que cruzas. Escolheríamos viver-te vezes sem conta até te gastarmos o significado e tudo ganharia uma cor cinzenta pela constância, por te repetirmos indefinidamente até nos esquecermos do peso que tens certamente na vida de cada um de nós. Tornar-te-ias quotidiano, algo constante, repetitivo e cansativo e acabaríamos por apagar essa tua luz que carregamos desde o dia em que te conhecemos.


A tua magia, feita de história, de pessoas e de tradição, ensina-nos o verdadeiro significado da Saudade! De ti, cidade, não quero guardar mais do que a mais incrível aventura que me proporcionarás nestes anos de estudante. Quando acabar (e vai acabar, assim como tudo na vida), vai custar. Sim, eu sei que vou sangrar lágrimas do coração até rasgar a alma. Mas serei para sempre tua, até morrer!

Escrevo-te com as mãos a tremer, os olhos a chorar e o coração a arder! Escrevo-te a sentir-te, aqui e agora, no presente, no instante em que te vivo, no passado do meu futuro.

Nunca conseguirei traduzir em palavras o que a minha alma sente. É simplesmente demasiado infinito para uma pequena caneta pintar entre linhas!


Que sejas o encanto de muitos, para sempre!

Com todo o meu amor e já Saudade,

9 Comments

  1. Das cartas mais bonitas que alguém pode ler! E, por isso, é difícil fazê-lo sem nos emocionarmos, porque tem tanto sentimento, tanto amor em cada palavra, que quase nos sentimos como parte desta história *-*

    Beijinho grande, minha querida

    ResponderEliminar
  2. Que lindo (= é bom quando temos lugares que nos marcam assim

    ResponderEliminar
  3. r: É delicioso *-*
    Nada que agradecer, tu mereces!

    Que bom, fico mesmo contente, minha querida <3

    ResponderEliminar
  4. Tão bonito, que carta tão sentida e tão especial. De facto, há lugares que nos marcam de uma forma absolutamente incrível, que são nossos e nós somos deles para sempre.
    Lugares onde voltaremos e de onde teremos as melhores memórias :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. um texto muito bonito, é incrível como certos lugares nos conseguem marcar e trazer tão boas recordações <3
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)