[1] EntreVistas - As gavetas da Andreia Morais

Cabeçalho do blogue da Andreia.



Carolina: Andreia, em primeiro lugar agradecer-te por aceitares a entrevista! Em segundo, espero que gostes e que ajude muito mais pessoas a encontrar o teu cantinho online maravilhoso!
Vamos a isto?



Andreia: Em primeiro lugar, quero agradecer-te por esta oportunidade tão aconchegante. É de coração que digo que o teu blogue é um dos meus favoritos, porque adoro a forma como te expressas e a amabilidade com que tratas as pessoas. Por isso, fico mesmo feliz por fazer parte desta nova rubrica. Em segundo, mencionar que as perguntas não foram nada fáceis. Mas por me obrigarem a pensar e a aprofundar certas temáticas é que se tornaram tão especiais. Obrigada!



1 - Andreia, conta-nos um pouco sobre quem és e o que são As tuas gavetas.

Sou uma menina-mulher fascinada pelas palavras, pelas pequenas coisas da vida, pelas minhas pessoas e por um conjunto de artes que me falam ao coração. Tirei o Mestrado em Educação Pré-Escolar, porque ser Educadora de Infância sempre foi o meu maior sonho. A par desse, tenho o desejo de publicar um livro. Faço coleção de dedais, adoro as carrinhas Pão de Forma, tenho dois gatos pretos [o Goji e o Silvestre] e sou apaixonada pela leitura. As gavetas da minha casa encantada, inevitavelmente, são uma extensão de mim. São o meu refúgio e a casa virtual que sempre ambicionei, pela sua pluralidade de temas, mas sem perder a minha essência, até porque só abordo tópicos que me entusiasmam.


2 - O que te inspira no dia-a-dia, no teu quotidiano, e até mesmo nas coisas mais triviais?

Pode soar a lugar comum, mas são os pequenos nadas que me inspiram: uma música, uma imagem, uma flor, o mar… Sinto que o segredo é observar o que nos rodeia e colocarmo-nos inteiros no momento, porque só assim poderemos desfrutar do melhor que a vida tem para nos oferecer. E é, também, isso que nos dá motivação para continuar a nossa caminhada.


3 - Sabemos que és de Gaia e o teu coração é e sempre será do Porto e do seu clube. Conta-nos… o que sentes quando vais ver um jogo?

É indescritível! O ambiente arrepia e emociona. Uma vez, numa aula de inglês, a professora disse que não compreendia o fascino de ver «22 marmanjos a correr atrás da bola» e eu ri-me. Sei que nem todos teremos a mesma paixão pelo futebol ou pelas modalidades – e isso é completamente válido –, mas um jogo nunca será só isso. No Dragão sinto-me em casa e tenho pena de não conseguir ir mais vezes. Porque tenho uma equipa que deixa a alma em campo, ao mesmo tempo que as bancadas se unem numa só voz. Estamos todos focamos num motivo comum, ainda que possamos não partilhar o amor pelas mesmas cores. E essa é a magia de um jogo: é ver arte em cada jogada, em cada finta, no espírito de família e nas conquistas. Mas também sentir todo o apoio quando o resultado não nos é favorável. Ir ao estádio é ficar de coração nas mãos. Mas pelos melhores motivos.


4 - Conhecemos a tua paixão e o teu talento na escrita. Quais são as três palavras portuguesas, completamente aleatórias, que mais admiras? E porquê?

Saudade, porque me recorda aqueles e aquilo que fizeram parte do meu crescimento. E que tornaram a minha vida muito mais bonita, mesmo que hoje já não caminhem ao meu lado.
Colo, pela sensação de aconchego e de pertença.
Porto, porque soa a casa, a história, a amizade, a identidade.


5 - Lembras-te qual foi o primeiro livro que leste? Achas que consegues falar-nos um pouco sobre ele?

A minha memória é péssima, por isso, não consigo responder com exatidão, mas é provável que tenha sido os “Contos do Canteiro de Cenouras”, uma coleção com quatro livros, cada um com uma história diferente, abordando a corrida entre um cágado e uma lebre, um concurso de legumes, um espetáculo de magia e as diferenças e semelhanças – e todas as lições que podemos adquirir ao explanar certas reações e comportamentos.


6 - De todas as tuas viagens pelo nosso país saudoso, lembras-te de alguma lição ou outro aprendizado que te tenha marcado mais profundamente?

O país é o mesmo, mas cada lugar tem os seus costumes, as suas tradições, a sua forma de viver e olhar a vida. Portanto, acho que a maior aprendizagem é essa lufada de cultura, que nos alarga horizontes. Para além disso, é importante aventurarmo-nos de espírito livre e mente aberta. E estacionar o carro. Porque só vamos conhecer verdadeiramente os sítios se nos propusermos a palmilhá-los ao pormenor.


7 - De tudo o que há neste mundo, o que é que te dá mais prazer fotografar? Consegues explicar a razão?

Fotografo tudo um pouco, mas sinto imensa paz ao captar registos do mar, de flores e de livros. Talvez não tenha uma explicação lógica, mas divirto-me imenso a fazê-lo. Porque têm a capacidade de me serenar, mas também de apelar à minha criatividade. Para além disso, tenho uma adoração por coretos, clarabóias e portas/janelas.


8 - Qual o artista (cantor/actor/escritor/escultor/pintor… etc.) português por quem nutres um maior carinho?

É difícil limitar, porque são vários. Mas admiro imenso o Rui Veloso, o Diogo Piçarra, a Cristina Ferreira, o Quaresma, o André Silva, o Ivo Canelas, o Ruy de Carvalho, a Ana Moura, a Torey Hayden,… Porque reconheço em todos eles um enorme talento e um compromisso sério com a sua profissão.


9 - Porquê uma Pão de Forma?

Gostaria de ter uma história mais interessante, mas a verdade é que é daqueles gostos que parecem nascer connosco. Sempre achei imensa graça a estas carrinhas, até pela sensação de liberdade. Sabes quando olhas para algo e o associas, automaticamente, a determinada situação? Isso acontece-me com as Pão de Forma, porque sinto que são a personificação de viagem e de aventura – sozinhos, em família ou entre amigos.


10 - O que é que te traz serenidade ao coração?
Escrever. Estar com a minha família. Os abraços e as gargalhadas dos meus afilhados. Ler. Ouvir música. Passear… São tudo motivos que serenam o meu coração, pois atribuem um sentido ainda mais especial à minha jornada. Mas, em primeiro lugar, o que me traz serenidade é saber que estou bem resolvida comigo. Porque só assim posso desfrutar de tudo o resto.

17 Comments

  1. Parabéns pelo post, a iniciativa e a criatividade do trabalho! Adorei e adorei conhecer melhor a Andreia!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida :)
      A Andreia é uma pessoa que merece ser (re)conhecida, quer pelo seu empenho e dedicação no blogue, quer pela pessoa que demonstra ser pela defesa constante e genuína dos seus ideais.
      Um grande beijinho*

      Eliminar
  2. Muito obrigada pelo convite, pela oportunidade de falar sobre coisas que me fascinam e pelo privilégio de inaugurar este projeto tão bonito *-*

    r: O mar tem mesmo uma sensação de paz tremenda!

    Concordo totalmente, minha querida. Também sou apologista de, primeiro, conhecermos o que é nosso e depois explorarmos o resto, mas há oportunidades que não se podem desperdiçar. Aquilo que não compreendo é esse desprezo pelo que é nacional e a incoerência de, no seu país, acharem uma perda de tempo visitar museus (por exemplo), mas no estrangeiro delirarem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de agradecer!
      É de coração que o faço pois percebo que a tua persistência e empenho são inconfundíveis! E as tuas palavras um calmante para nós.
      Gosto muito de ti e de ler-te! Obrigada por continuares desse lado!
      Um beijinho grande ❤

      Eliminar
  3. Olá, Carolina
    Adorei a entrevista à amiga Andreia, cujo blog sigo há relativamente pouco tempo, mas que admiro imenso.
    A entrevista está muito bem conduzida e, embora não muito extensa (o que se tornaria fastidioso num espaço destes) dá-nos a conhecer, no essencial, a pessoa linda que é a Andreia.
    Parabéns pelo blog em geral e pela entrevista em particular.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida!
      A Andreia é de facto alguém que merece ser reconhecido pelo seu trabalho!
      Um beijinho*

      Eliminar
  4. Parabéns pela iniciativa 😊
    E a Andreia foi uma bela escolha ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida!
      Foi mesmo! A Andreia é um modelo a seguir na Blogosfera 😊

      Eliminar
  5. Gostei de ler a entrevista à nossa querida Andreia :)
    Muitos Parabéns pela iniciativa;)
    Bjinhosss as duas*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  6. Adorei a entrevista da Andreia sou admiradora dos seus textos lá pelo blog ela escreve tão bem!
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. r: Foram escritas de coração, porque tu mereces <3
    Adorei! A sério, muito obrigada por este momento tão bom

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito de ler esta entrevista e de conhecer melhor a Andreia, uma rapariga que cada vez mais admiro :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  9. Adorei, adorei, adorei. Esta iniciativa é fantástica e a entrevista com a Andreia só poderia correr bem. Que miúda incrível, gostei muito de ler, há sempre alguma coisa que não sabíamos e é ótimo <3

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)