Pelo teu bem-estar, pela tua saúde, por ti


Depois de terminar a Faculdade e estabilizar minimamente a vida, há que fazer algo por nós, pela nossa saúde e pelo nosso bem-estar.

Com toda a azáfama que exigem os últimos anos, entre estágios curriculares, mudanças de cidades, projectos de investigação e outras avaliações, muitos de nós deixam para trás coisas importantes e esquecem-se de tratar de si. Esquecem-se dos pilares de uma vida plena que transpire bem-estar.

Mas eis que a hora da maré calma chegou, enfim.

Chegou a hora de recomeçar a fazer algo por mim, pelo meu futuro eu. Algo a que me comprometa a fazer, no tempo que me sobra, para que no amanhã possa ser mais saudável.

Inscrevi-me num ginásio para dar à minha vida uma correria diferente do quotidiano, uma correria calma, para me dar um estilo de vida mais activo, consistente e regular. Para ganhar massa muscular, força e resistência. E para me sentir melhor comigo. Para mim, o exercício físico é o meu melhor amigo nesse aspecto, garanto-vos. E foi a primeira vez que olhei para a actividade física sem uma perspectiva estética, mas sim como um meio para a minha saúde sorrir, isto é, foi a primeira vez que olhei para a actividade física sem pensar em perdas de peso, embora nunca precisasse de o perder.

Depois de anos sem me pesar, consultei a nutricionista da Clínica e fiz todo o rastreio nutricional.
Foi uma conquista para mim. O simples facto de pousar os pés em cima de uma balança.
Nunca pensei que um dia me pudesse sentir assim. "Quase livre" da prisão que é, por vezes, a nossa cabeça. Claro que há dias bons e outros menos bons, toda a gente os tem e a vida é mesmo assim, mas o que quero dizer é que os consigo contornar com mais facilidade, graças à Psicologia, graças a uma Psicóloga.

Começo a deixar de ter vergonha de mim, do meu corpo, do meu peso (já desmistificado). Começo a tratar do meu corpo tal como aquilo que ele é - um corpo - e não um bicho de sete cabeças. Começo a ouvi-lo, a escutá-lo e a dar-lhe o que ele precisa para estar bem e saudável.

Aprendi que tenho e devo cuidar de mim. que eu também mereço um mimo, um carinho de quando em quando. Que se eu não tratar de mim, ninguém vai tratar, no sentido em que tenho de ser eu a tratar da minha saúde e bem-estar para conseguir estar apta, saudável e feliz comigo mesma, para conseguir transmitir ao mundo a minha essência. Vou aprendendo aos poucos.

E vocês? O que fazem pela vossa saúde e pelo vosso bem-estar?

Partilhem as vossas experiências nos comentários 🌼

6 Comments

  1. Quando chegamos a este estado de consciência, compreendemos que nós somos a nossa prioridade e que devemos cuidar da imagem exterior e da interior. E isso é tão bom e tão saudável!

    ResponderEliminar
  2. É tão bom quando finalmente conseguimos aceitar o nosso corpo da forma que ele é!

    ResponderEliminar
  3. A minha relação com o exercício físico melhorou imenso desde que passei a vê-lo como algo bom para a minha saúde - física e mental. Outra coisa que me ajuda imenso é fazer caminhadas ao ar livre. Independentemente do tempo, com roupa adequada tudo se aguenta, faz toda a diferença!

    ResponderEliminar
  4. É muito fácil de esquecermos a nossa saúde quando estamos na faculdade, é verdade. Fico feliz por estares a trabalhar para ser melhor e para cuidares melhor de ti :).
    Curiosamente, a fase em que mais me desleixei na saúde foi no Secundário e não na faculdade, como muita gente. Quando entrei na faculdade, comecei a fazer mais exercício físico (não num ginásio, mais em caminhadas, ao andar numa bicicleta estática que tenho em casa e assim), a alimentar-me melhor, a beber mais água, etc. Agora o meu próximo objetivo é melhorar a minha saúde mental: sinto que me deixo afetar muito pela ansiedade e pelo stress, e quero mudar isso, não quero viver toda a minha vida com a sensação que não consigo respirar e que tudo me sufoca.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Cuidar de nós é tão essencial e é uma pena que nos esqueçamos disso. Como tu referes, mais importante do que a estética é a nossa saúde. Por isso, só fazes bem em cuidar de ti. É tão saudável aceitarmo-nos e percebermos que somos bem mais do que o corpo que temos, mas mesmo assim cuidarmos dele e da nossa mente.
    Vai com força minha querida!

    Também prometi a mim mesma que este ano ia cuidar mais de mim, vou começar a correr e a fazer exercício ao ar livre, porque é algo que quero mesmo que faça parte da minha rotina :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)