BIBLIOTECA - O bailado da alma, de J, L. Pio Abreu



Já vos falei de Pio Abreu.

Enquanto que o Neurologista António Damásio dá ênfase à fisiologia e bioquímica, o Psiquiatra Pio Abreu destaca a mente, não o cérebro. Claro que ambas as áreas se complementam e se explicam uma à outra. No entanto, enquanto que o cérebro é palpável, podemos mexer-lhe, tocar-lhe, a mente, essa, já não é assim. Não podemos operá-la, tirar e pôr informação, apagar memórias... isso (ainda) é impossível.

Para além da dificuldade que é incutir na sociedade de que é uma área que deve ser valorizada, Pio Abreu quer «desfazer a mistificação» que são alguns fenómenos que «todos sabem que existem, mas ninguém se arrisca a abordá-los com seriedade e sem esoterismos». Porque a vida não seria a mesma sem a mente! Já conseguiram imaginar? A vida sem a mente? O que seríamos nós? Apesar da evidência de sermos conscientes, nada mais é evidente. Como se de dimensões distintas se tratasse.

Nota: Este livro está disponível à  venda na Bertrand e na Wook. Como sabem, este blogue é afiliado de ambas as livrarias, pelo que, assim, ao adquirirem as obras através destes links disponibilizados a amarelo, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada! Bem-Vos-Quero 🌼📚

2 Comments

  1. «O que seríamos nós?» acho que é mesmo a pergunta que se impõe.
    Vou adicionar este à lista :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Quer o Pio Abreu quer o Damásio são nomes a ter na nossa estante!

      Eliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)