BIBLIOTECA - Direito a Ofender, de Mick Hume

 

A Tinta da China é, neste momento, a minha editora de eleição por vários motivos. Um deles é o facto de darem ouvidos a Ricardo Araújo Pereira (RAP) e aceitarem as suas sugestões para tradução de obras relativamente importantes, para além da comédia. Faço questão de obter os títulos da colecção de Literatura de Humor, coordenada pelo RAP que integra autores como Charles Dickens, para ter nas minhas estantes e, ao longo da minha vida, poder ir lendo, rindo e aprendendo (desculpem os sucessivos gerúndios).

A liberdade de expressão é algo cada vez mais discutido devido a vários motivos. Sendo um tipo de liberdade deve ser bem ponderado e é preciso ter cuidado com aquilo que se permite e com aquilo que se proíbe. É que o medo de ofender está a interferir e a limitar a liberdade de expressão. Até que ponto é legítimo fazê-lo? São estas as ideias que constam na contracapa deste livro e dão-nos um alerta para a profundidade do tema.

Muitos dos problemas são argumentos com falácias contra a liberdade de expressão que são divulgados por aí por gente manipuladora e defensora de uma cessação da liberdade, mesmo até com argumentos plausíveis.

É por isso urgente discutir o tema com os pés bem assentes na terra. É preciso discutir a liberdade de expressão e não calá-la. Haja liberdade. Sempre.

Nota: Este blogue é afiliado da Bertrand e da Wook. Assim, ao adquirirem obras através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada! Bem-Vos-Quero 🌼📚

0 Comments

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)