BIBLIOTECA - Memória das Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Márquez
Depois de ler Crónica de uma Morte Anunciada, aventurei-me nesta pequena obra de título tão forte e cheio de impacto. Quando vemos um título destes, sem olhar para a sinopse, pensamos que será uma obra um tanto promíscua. Não deixa de ter passagens que nos relatam acontecimentos um pouco perversos (não da parte do narrador, mas de círculos de pessoas e lugares que o narrador frequentava).
Surpreendeu-me porque eu estava à espera de tudo menos de uma história de um velho de noventa anos que nutre um carinho e uma ternura imensa por uma jovem virgem, que foi «encomendada» por ele mesmo a Rosa Cabarcas, uma senhora que governava uma casa de prostitutas. A intenção inicial seria celebrar os seus noventa anos com um prazer carnal e o que acaba por acontecer é o nascimento de um amor quase puro numa idade tão finita.
Apesar de uma curta narrativa, está cheia de emoção e transborda reflexão. García Márquez ilumina esta história de luz esperançosa no meio de uma velhice solitária e mostra ao leitor que esse sentimento que nos salva - o amor - não tem idade para se fazer dar à luz.
2 Comments
Quero muito ler este livro!
ResponderEliminarEu gostei imenso!
EliminarQualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.
Obrigada pela tua visita :)