BIBLIOTECA - Corações Gelados, de Laurie Halse Anderson



A Anorexia é um problema muito grave. Teve o seu auge e o seu pico máximo há uns anos. Felizmente, a sociedade, embora muito devagar, está a mudar os seus parâmetros de beleza, mas o problema é mesmo o facto de existirem parâmetros.

Cada um de nós nasce com um conjunto de características genéticas, tal como qualquer outro ser vivo e isso não devia ser motivo de mais ou menos beleza, até porque é um conceito mais do que subjectivo.

A Anorexia Nervosa nasce muitas vezes nas mentes desprevenidas que começam a repudiar e a odiar o próprio corpo. É muito difícil. É duro ter em todas as horas dos dias das nossas vidas uma voz que nos diz para não comer, para beber mais e mais água, para (em alguns casos) tomas laxantes e diuréticos para perder o peso máximo possível, para não comparecer em convívios de amigos e familiares, para dizermos que já comemos e estamos cheias (quando na verdade estamos esfomeadas), para cortarmos a comida aos pedacinhos sem comê-la porque assim se engana quem está connosco e tantas outras preocupações monstruosas que nos ocupam a cabeça. É uma doença a tempo inteiro, sabem? O nosso cérebro está a cada minuto a contar calorias e a rejeitar aquilo que nos pode inchar, a pensar nas horas de exercício que temos de fazer para queimar o que está a mais na nossa pele horrível.

Esta obra é magistral! Conta-nos a história de Lia que sofre deste distúrbio alimentar tão perigoso e mortal. Acompanhamos a sua história e ficamos a conhecer indirectamente Cassie, amiga de Lia, que acabou por sucumbir devido às consequências da doença.

Escrito na primeira pessoa, tem um impacto ainda mais forte no leitor porque é como se a própria conversasse connosco ao invés de ouvirmos a história contada por terceiros.

A proximidade na linguagem torna-nos íntimos da personagem e sofremos com ela. Temos as mesmas dores e as mesmas preocupações. Desperta o leitor para estas realidades que existem mais próximas de nós do que o que pensamos.

Nota: Este livro está disponível à  venda na Bertrand e na Wook. Como sabem, este blogue é afiliado de ambas as livrarias, pelo que, assim, ao adquirirem as obras através destes links disponibilizados a amarelo, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada! Bem-Vos-Quero 🌼📚

0 Comments

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)