BIBLIOTECA - Como tornar-se doente mental, de J. L. Pio Abreu

Para além da inteligência que este livro certamente contém, tem também aquela dose de ironia suficiente para torná-lo num livro divertido sem lhe retirar a seriedade. Li-o no meu segundo semestre do segundo ano de Faculdade por recomendação geral à turma da Professora de Psicopatologia de então.

Gostei tanto que o autor ficou na minha lista para incluir nas minhas estantes e li, nos entretantos, mais três das suas obras. Menos aprofundados que os livros do Neurologista conceituado português António Damásio, aconselho Pio Abreu a quem não tem formação académica na saúde por ser uma leitura mais leve e descontraída. Tem muitos conhecimentos mas não os aborda exaustivamente até ao ínfimo pormenor enquanto que Damásio fá-lo mais frequentemente. Digamos que Pio Abreu tem o cuidado de transformar o seu saber e transmiti-lo de forma simples e esquematizada para fácil percepção por parte de um leitor comum. Damásio tem um público mais específico e portanto as suas obras são também mais direccionadas a determinados leitores, com uma formação académica particular.

Este livro é quase um resumo muito resumido do DSM, um manual das doenças mentais. Pio Abreu mostra-nos como é fácil desenvolver uma (ou mais) delas nos dias que correm e alerta para o cuidado no momento do diagnóstico. Nem tudo é uma perturbação. Nem tudo é um transtorno. Às vezes é só teimosia, só preguiça, só má disposição. Difícil é tratarmo-nos.

Nota: Este livro está disponível à  venda na Bertrand e na Wook. Como sabem, este blogue é afiliado de ambas as livrarias, pelo que, assim, ao adquirirem as obras através destes links disponibilizados a amarelo, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada! Bem-Vos-Quero 🌼📚

2 Comments

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)