HEALTHY LIFE - O nosso prato e a Natureza


Já pensaram na vossa alimentação de uma forma mais profunda?

Por exemplo, por que razão as laranjas aparecem nos meses frios e as melâncias nos meses quentes? Parece-nos óbvio, não é?

Posso não estar certa porque as verdades hoje em dia duram pouco tempo e são mais efémeras do que absolutas, mas o pressuposto que para mim mais faz sentido é o de que a Mãe Natureza nos dá os seus diversos frutos nas épocas em que mais deles precisamos.

Talvez até seja inteligente tirarmos proveito dos legumes e das frutas da época. Os nutrientes nestes alimentos provavelmente são os mais adequados para auxiliar eficazmente o nosso organismo ao combater imprevistos na saúde face às condições meteorológicas de então.

Cada estação do ano propicia o aparecimento de determinados fenómenos fisiológicos no nosso corpo. Suponhamos os mais básicos para ser fácil de vos explicar de uma forma muito superficial aquilo que pretendo transmitir:

- No Inverno, apanhamos frio, ficamos constipados, tomamos Vitamina C, comemos laranjas.

- No Verão, apanhamos calor, temos tendência a desidratar, bebemos água, comemos melância.

Parece óbvio e na verdade faz sentido, mas há combinações de alimentos não tão óbvias assim e nem todos temos essa informação connosco.

Encontrei algumas informações em sites que presumo serem de confiança, uma vez que um deles é o da Defesa do Consumidor. A página divide-se entre frutas e legumes e aqui até podem consultar por cada mês do ano. É muito interessante irmos ganhando consciência daquilo que poderá ajudar a nossa saúde neste aspecto porque afinal... somos o que comemos!

Bom apetite 🌼

Nota: As imagens e as informações deste post foram retiradas do site do Pingo Doce e da Deco, e ainda com base na leitura deste livro. Assim, para uma dieta saudável, equilibrada e adequada às necessidades de cada um, deve ser sempre consultado um profissional de saúde de Nutrição.

8 Comments

  1. A natureza é tão maravilhosa, que consegue criar associações lógicas e essenciais para nós. Pena é que nem sempre pensamos nisso com atenção e cuidado

    Beijinho grande, minha querida ♥

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post.
    Talvez porque nunca pensei na minha alimentação de forma mais profunda.
    Não tenho tempo nem dinheiro para isso.
    Mas em qualquer altura isso pode mudar:-)
    Gostei

    ResponderEliminar
  3. Bom artigo! E é isso mesmo produtos da época ;)
    Só me falta mesmo beber água...
    Abraço, Daniela - Quotidianices

    ResponderEliminar
  4. A Natureza é mesmo maravilhosa e, ainda que muitas vezes não pensemos nisso, tudo faz o seu sentido :)

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)