Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra)


No topo do coração da Coimbra académica, a caminho da Sé Velha para quem desce e da Sé Nova para quem sobe, está este tesouro histórico maravilhoso, situado no antigo paço episcopal de Coimbra.




Quando entrei para pedir informação, estava longe de imaginar que as minhas próximas 2 horas seriam passadas ali, sozinha sem sentir solidão, num silêncio professor de passado que me matou a fome de museus que tinha há tanto tempo.

Em cinco pisos de pura arte e história, acendeu-se novamente aquela faísca de aventureira, que sei que tenho dentro da parte da minha alma que pertence às Letras, às Humanidades e às Artes.

Aquele sentimento que não sei, de todo, descrever, alimentou-me e fez-me crescer um bocadinho mais. Aquele sentimento fez questão de me puxar para cima e fazer-me recordar os tempos em que toda eu era Letras, em que toda eu vivia aconchegada por palavras dos livros que lia e por aquelas que tentava escrever num papel inocente, e os tempos em que tinha tempo e oportunidade de conhecer e aprender coisas novas antigas.

 

  








Nos vários pisos, podem encontrar Escultura de madeira e de pedra, Pintura, Cerâmica e Ourivesaria com peças originárias de monumentos religiosos de Coimbra. 










Pode ainda encontrar-se o magnífico Criptopórtico mais antigo e mais bem conservado do mundo romano em Portugal. Coimbra, antes de ser Coimbra, era Aeminium, uma cidade romana (em Latim). Lá dentro, é bastante fácil perdermo-nos e passarmos por locais mais do que uma vez pelas diversas entradas e saídas abobadadas que se confundem, tal é a sua semelhança.






Foi uma tarde sem dúvida enriquecedora e apaixonante!

Custo por pessoa: 6€ (7€ se quiserem o vídeo-guia)



Azulejos didácticos do século XVIII.

Todas as fotografias foram tiradas por mim.

10 Comments

  1. Posso dizer que já tive em Coimbra mas esse museu que falas-te nunca o visitei

    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Não sei se fiquei mais encantada com as fotografias ou com a tua descrição. É que tudo flui com tanta naturalidade e delicadeza, que é impossível ficar indiferente *-*
    Quando voltar a Coimbra, vou ter que visitar!

    r: Muito obrigada, minha querida <3

    ResponderEliminar
  3. Tempo bem passado. Ando há muito para entrar neste museu. Tantas vezes se passa ao pé, quase sem o ver...

    ResponderEliminar
  4. Já lá estive à uns anos e gostei muito de visitar este museu!

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia o museu, mas acredito que proporcione um momento agradável de maravilhas e aprendizagens :)

    ResponderEliminar
  6. Que belo tesouro escondido! Não conhecia mas já fica a dica quando for a Coimbra!

    ResponderEliminar
  7. r: Muito obrigada, minha querida *-*
    Com o tempo, aprendemos a gerir melhor a situação, mas o vazio acompanha-nos para sempre. Seguimos em frente, mas há sempre algo que nos faz recuar àquele instante

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  8. As fotografias estão tão bonitas!
    https://opequenogirassol.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)