No topo do coração da Coimbra académica, a caminho da Sé Velha para quem desce e da Sé Nova para quem sobe, está este tesouro histórico maravilhoso, situado no antigo paço episcopal de Coimbra.
Quando entrei para pedir informação, estava longe de imaginar que as minhas próximas 2 horas seriam passadas ali, sozinha sem sentir solidão, num silêncio professor de passado que me matou a fome de museus que tinha há tanto tempo.
Em cinco pisos de pura arte e história, acendeu-se novamente aquela faísca de aventureira, que sei que tenho dentro da parte da minha alma que pertence às Letras, às Humanidades e às Artes.
Aquele sentimento que não sei, de todo, descrever, alimentou-me e fez-me crescer um bocadinho mais. Aquele sentimento fez questão de me puxar para cima e fazer-me recordar os tempos em que toda eu era Letras, em que toda eu vivia aconchegada por palavras dos livros que lia e por aquelas que tentava escrever num papel inocente, e os tempos em que tinha tempo e oportunidade de conhecer e aprender coisas novas antigas.
Nos vários pisos, podem encontrar Escultura de madeira e de pedra, Pintura, Cerâmica e Ourivesaria com peças originárias de monumentos religiosos de Coimbra.
Pode ainda encontrar-se o magnífico Criptopórtico mais antigo e mais bem conservado do mundo romano em Portugal. Coimbra, antes de ser Coimbra, era Aeminium, uma cidade romana (em Latim). Lá dentro, é bastante fácil perdermo-nos e passarmos por locais mais do que uma vez pelas diversas entradas e saídas abobadadas que se confundem, tal é a sua semelhança.
Foi uma tarde sem dúvida enriquecedora e apaixonante!
Custo por pessoa: 6€ (7€ se quiserem o vídeo-guia)
Azulejos didácticos do século XVIII. |
Todas as fotografias foram tiradas por mim. |
9 Comments
Posso dizer que já tive em Coimbra mas esse museu que falas-te nunca o visitei
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Não sei se fiquei mais encantada com as fotografias ou com a tua descrição. É que tudo flui com tanta naturalidade e delicadeza, que é impossível ficar indiferente *-*
ResponderEliminarQuando voltar a Coimbra, vou ter que visitar!
r: Muito obrigada, minha querida <3
Tempo bem passado. Ando há muito para entrar neste museu. Tantas vezes se passa ao pé, quase sem o ver...
ResponderEliminarBem passado, sem dúvida!
EliminarNão conhecia o museu, mas acredito que proporcione um momento agradável de maravilhas e aprendizagens :)
ResponderEliminarQue belo tesouro escondido! Não conhecia mas já fica a dica quando for a Coimbra!
ResponderEliminarr: Muito obrigada, minha querida *-*
ResponderEliminarCom o tempo, aprendemos a gerir melhor a situação, mas o vazio acompanha-nos para sempre. Seguimos em frente, mas há sempre algo que nos faz recuar àquele instante
Beijinho grande*
As fotografias estão tão bonitas!
ResponderEliminarhttps://opequenogirassol.blogspot.com/
Obrigada, querida Matilde :)
EliminarQualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.
Obrigada pela tua visita :)