Casa da Escrita (Coimbra)


Depois de terminar a Licenciatura, decidi tirar uns dias para mim e para a minha cidade. Só eu e ela. Assim que apresentei o projecto final, preparei-me para descansar a mente e o corpo, pois estava a precisar. E passar aqueles dias sozinha foi muito bom para mim. Foram tempos de reflexão, mas trouxe uma dor de partida que ainda hoje permanece. Caí em mim quando comecei a fazer as malas, ao pegar em todas as fitas que as minhas pessoas me tinham escrito (incluindo vós). Desatei num pranto silencioso que me rasgava a alma aos pedacinhos. Doeu e ainda dói muito. São fases como esta que me deixam mais abalada e sem saber muito bem como reagir. Mas tudo há-de abrandar, com o tempo. Tudo há-de (re)encontrar o seu lugar e as coisas hão-de recuperar a sua tranquilidade.



Mesmo junto à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, está esta Casa que me enche o coração.

Neste dia, apenas pude visitar o segundo piso, no qual estava uma pequena exposição do trabalho de Jaime Ferreira, pois no primeiro decorria uma conferência.








A primeira vez que aqui estive, numa actuação tunante, apenas visitei os seus conhecidos jardins e desde então que a curiosidade e a vontade de a visitar se acendeu ainda mais.

As suas paredes brancas e a madeira clara com todas as máquinas de escrever criam um ambiente perfeito para uma criação de algo bonito feito com palavras! Fiquei com vontade de voltar, como é óbvio, e fá-lo-ei quando tiver oportunidade. Não pagam nada por entrar, por isso, não há desculpas. Aconselho vivamente a sua visita aos amantes da leitura e da escrita. Ficarão maravilhados.

Todas as fotografias foram tiradas por mim.


12 Comments

  1. As despedidas custam-no sempre, mesmo que não sejam definitivas, porque há uma mudança significativa e sentimos que uma parte de nós ficará para trás.
    Fiquei encantada logo com a primeira fotografia! E já apontei o nome para uma futura visita *-*

    Beijinho grande, minha querida

    ResponderEliminar
  2. Não gosto nada de despedidas, especialmente quando me sinto bem onde e com quem estou. Contudo a vida é feita destas coisas, mas temos de pensar que o melhor está para vir!
    Adorei o local, super interessante!
    Beijinho, https://bea-blog-utifully.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela partilha. Estas visitas são um bom uso do tempo.
    JL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso que sim, José Luís. É sempre uma mais-valia conhecer locais e coisas novas.

      Eliminar
  4. As despedidas custam sempre muito. Felizmente estudei na minha cidade e não tive que passar por isso, mas sentir a dor dos meus colegas que ainda hoje ficam nostálgicos sempre que nos reencontramos.
    Que pena não ter uma visita a Coimbra nos próximos tempos, tenho a certeza de que iria adorar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, custa sempre tanto uma despedida!
      Beijinhos também para ti, princesa*

      Eliminar
  5. Ai, as despedidas. Custam sempre tanto. Acredito que deixar a cidade que nos acolheu durante pelo menos três anos, não seja nada fácil. Afinal é todo um número imenso de memórias e de etapas, vividas numa cidade que não era nossa, mas que passou a ser a nossa segunda casa. Mas faz parte, ficam as recordações de tudo que viveste :)

    Esse sítio parece ser mesmo uma maravilha, gostei imenso das fotos querida :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A tua cidade tem muita sorte em ter pessoas como tu
    Adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)