Cabra (Torre da Universidade de Coimbra)


Os 184 degraus mais emocionantes que subi até hoje foram os que me levaram até ao topo da Torre da Universidade de Coimbra, a Cabra, chamada assim carinhosamente por nós.

Fiquei, sem dúvida, sem fôlego, mas devido à emoção que a vista e, com ela, todas as memórias que emergiam, traziam e não tanto devido ao cansaço.

Como a cidade não é muito grande, vê-se mesmo muita coisa do topo da nossa Torre tão amada, ex-líbris da cidade. As várias Faculdades, a Biblioteca Geral, as Sés, o Mondego e o Parque Verde, as diversas pontes, os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC, agora CHUC) e até o Fórum. Apesar de ter subido num dia em que o céu escondia o sol com as suas nuvens cinzentas, conseguia ver-se toda a paisagem, nítida, cheia de histórias que ali se passaram nestes quatro longos e curtos anos.

Para qualquer dos quatro lados que me virasse, silhuetavam-se casas, monumentos, cafés e restaurantes onde vivi de e com amor.

Coimbra, não me despeço de ti, porque ainda não parti. Não tenho coragem de partir. Vou só ali tratar da vida e já volto. Prometo que regresso. Sempre.





Fotografias tiradas por Tomás.

Preço: 2€ por pessoa

10 Comments

  1. Deve ser maravilhoso estar aí em cima!

    www.esmeralda.pt

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui aí a cima, mas já entrei duas vezes na universidade de coimbra e é linda

    ResponderEliminar
  3. Arrepiei-me tanto a ler esta publicação! Não só por todo o significado inerente, mas também por essa vista magnífica. Há lugares com uma magia indecifrável, que nos aconchegam a alma *-*

    r: Muito, muito obrigada, minha querida <3

    ResponderEliminar
  4. Fui a Coimbra há dois dias, mas não tive oportunidade de subir, visto que foi uma visita rápida :/ A vista parece absolutamente fantástica!

    Embora não tenha ficado encantada pela cidade, tenho de admitir que a Universidade me deixou absolutamente maravilhada, naqueles largos, respira-se história e é tão bonito de se ver. Acredito que para quem lá tenha estudado e vivido durante alguns anos, a cidade tenha um verdadeiro encanto e deixe uma imensa saudade, daqueles que são os melhores anos da nossa vida.

    Não é das minhas cidades favoritas, mas fiquei com vontade de voltar, com mais tempo, quem sabe não veja maravilhas que não tive tempo de ver :)
    Adorei ler a tua publicação <3

    ResponderEliminar
  5. Nunca lá subi, mas fá-lo-ei, se tiver oportunidade, se passar por aquelas bandas e pela Biblioteca Joanina. Parabéns, também, ao Tomás...

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)