Pisar o palco trajada

Dia da Escola (18 de Março de 2018).
Eu e a Joana, madrinha de Tuna.
Depois de entrar na Tuna, a nossa vida académica fica tão mais rica, tão mais completa e cheia de sentido. Ficamos mais ricos em experiências, em momentos e memórias e em conhecimentos (musicais, que transmitimos uns aos outros, e que é das partilhas mais bonitas que presenciei até hoje; geográficos, pelos locais por onde passamos em actuações, festivais, convívios e encontros de tunas; entre outros que vamos desenvolvendo ao conhecer gente nova de forma constante). Tudo em tão pouco tempo, que parece agora voar cada vez mais alto e mais veloz, para um lugar distante.

Não consigo descrever a sensação que tive aquando da primeira vez que pisei o palco com a Tuna, em Junho, no Verão passado. Éramos poucos, mas suficientes para animar a pequena festa de uma terriola no concelho de Torres Novas. Fiquei imensamente feliz e com um sorriso de orelha a orelha quando a Joana me diz que estou mal trajada e me dá o pijama para vestir (explico de seguida a nossa hierarquia e respectivos trajes).*

Até este dia. 
Até dia 18 de Março, pisei sempre e partilhei os palcos pelo nosso bonito país lusitano, com a Tuna, trajada de Caloira, sempre com a alma cheia de alegria por ter a oportunidade de poder pertencer a esta família e poder aprender e crescer para um dia tornar-me Tuno. Esse dia chegou e, como seria de esperar, fiquei com o coração derretido e muito feliz!

Foi com um sorriso rasgado e com as mãos a tremer que ascendi a Tuno, no passado Domingo, na cerimónia do Dia da Escola, em que anual e tradicionalmente se entregam aos Diplomados as suas cartas de curso.

Quando ouvi a Joana dizer o meu nome, o meu coração tremeu de felicidade e acho que ainda fiquei parada a assimilar a informação porque é algo que todos nós, caloiros, queremos sempre muito e significa muito para nós. E quando me aconteceu a mim, precisei de alguns segundos para perceber que estava mesmo a acontecer! E não podia ter calhado em melhor dia!

Depois da actuação e das coisas sérias, foi tempo de festejar devidamente e à maneira da Tuna, com Clarinha.

______________________________________________________

*Nota: Esta hierarquia e respectivos trajes são exclusivos da Tu Na D'ESTES. Não significa que as outras Tunas funcionem da mesma forma.

A primeira actuação em palco é sempre em pijama. 

Quando se entra na nossa Tuna, é-se Aspirante, até aprendermos as letras, os passos e até termos presenças suficientes em ensaios e actuações. Aspirante veste preto, com collants de caloiro das cores da Escola (azul e amarelo que por norma são usados durante a Latada, em Coimbra), com uma saca de serapilheira. Aspirante não vai a palco. 

Depois, então, ascende-se a Caloiro que veste também preto, mas é um traje próprio feito pela Tuna, com a camisa branca do traje normal, com os botões das mangas desabotoados e o colarinho elevado e desdobrado para cima, collants, tal como o Aspirante, e gravata na cabeça. Caloiro vai a palco.

Depois, após o número de presenças necessário em ensaios e actuações e dominar um instrumento, ascende-e a Tuno. Tuno utiliza o seu traje académico normal e tem já poder praxístico.

Depois de terminar o curso, passa-se a Tuno Honorário, em que a única diferença a nível de traje é o facto de usar camisa preta, em vez de branca, e ter o emblema da tuna no braço.

______________________________________________________

Apenas decidi entrar na Tuna no 2º semestre do meu 3º ano de faculdade. Depois de ter entrado, fiquei de tal forma encantada que me arrependi de facto de não o ter feito mais cedo. Já escrevi sobre isso AQUI e é algo que nunca hei-de esquecer!






Fotografias tiradas por: Sandra Ferreira.

19 Comments

  1. Fico muito feliz por ti e pela tua ascensão a Tuno :D Não pertenço à Tuna mas adoro ouvir e ver as atuações!
    A pertença à vida académica preenche-nos e faz-nos mais felizes, visto que temos sempre com quem partilhar tal felicidade.
    Beijinhos querida*

    ResponderEliminar
  2. Muitos, muitos parabéns, minha querida :D
    Nunca andei na Tuna, por isso não sei o que é passar por toda esta experiência. Mas pelas tuas palavras é percetível o quanto foi especial.

    Beijinho grande <3

    ResponderEliminar
  3. Tão giro :) Não ando na tuna mas adoro ouvir, dá-me sempre uma nostalgia, então certas músicas têm tanto significado que nos fazem pensar que esta fase é mesmo a melhor fase da nossa vida :)

    ResponderEliminar
  4. Dizem os estudiosos que, entrar nas Tunas, é sinal de inteligência e sedução musical e intelectual. Muitos parabéns.
    .
    * Amor: a Incompreensão dos sentimentos *
    .
    Votos de uma Páscoa muito feliz.
    .

    ResponderEliminar
  5. r: As Cinquenta Sombras de Grey foram as primeiras obras que li dentro daquele género, porque, até então, também nunca me tinha interessado muito :)
    Oh, obrigada <3

    ResponderEliminar
  6. Parabéns por teres chegado a esse patamar :). Não entendo de todo o que é isto, não frequentei a universidade, mas é sem dúvida tão bonito!
    Beijinhos

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  7. Ohn, obrigado :D É uma sensação mesmo incrível e sinto exatamente isso. Naqueles dias, ninguém olha para ninguém com ar de desprezo ou com ar depreciativo por estarem vestidos de forma "diferente". E isso faz-nos sentir bem, precisamente porque estamos a ser nós :') sendo que devemos sê-lo sempre!

    Nunca ainda na Tuna mas tenho uma grande amiga minha na do Porto! E só de a ouvir falar, e de ler este teu testemunho, fico com aquela sensação de arrependimento.. pois podia ter vivido os tempos académicos de forma mais proveitosa, se tivesse experimentado um bocadinho de tudo. A Tuna, inclusive!

    Go Girl, go! E nunca desistas de nada em que acreditas :)

    NEW REVIEW POST | YOU MUST HAVE THIS SHAMPOO. :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. r: Sim, pode ser :D
    Oh, que giro!

    Beijinho grande, minha querida*

    ResponderEliminar
  9. Deve ser uma experiência inesquecível.
    Carolina, desejo-lhe uma Páscoa muito Feliz
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns querida :)
    Beijinhos
    https://islandgirlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)