II - Açores: São Miguel - Em terra


Açores. Tu chegas e sentes que estás no teu país, fora do teu país. Sentes tudo diferente, mas tão estranhamente mais verde, mais sereno, mais calmo. Sentes a tua língua materna, o Português de Portugal, apesar da pronúncia açoriana linda, linda, linda (que me fez apaixonar ainda mais pelo povo doce que habita por ilhas simpáticas) que enriquece a nossa nação e relembra tempos em que fomos verdadeiramente grandes, destemidos, heróis! É impossível passar por São Miguel e não nos derretermos com um nativo.

Tu olhas para uma paisagem e acredita que a tua reacção mais espontânea será sorrir. Respirar aquele ar puro, límpido, fresco e são... e sorrir. Quando deres por ti, estarás em silêncio (mas num silêncio quente, que aconchega, que abraça), a observar todos os detalhes possíveis com os teus olhos mais atentos do que nunca, para conseguires mais tarde recordar e sentir um bocadinho daquilo que agora vives. 

Dia 1:



As famosas Portas da Cidade de Ponta Delgada.

Uma Microbiblioteca. Já tinha visto este conceito em fotografias, mas nunca numa cidade. É muito inteligente e cultiva os hábitos de leitura. Adorei e só não experimentei porque a minha estadia foi curta.


Se forem aos Açores, provem a Kima de Maracujá. É um produto tradicional de lá e é um sumo de maracujá, um pouquinho doce e muito saboroso.





Marina de Ponta Delgada.









O Rei dos Queijos, mesmo, mesmo juntinho ao Mercado. Visitem ambos, vale muito a pena. Aqui têm mil e um queijos para os amantes e para os que não gostam tanto. Queijos a sério. Queijos gigantes.



No mercado têm também imensos produtos frescos, sendo de destacar o Ananás. Ananás mesmo!!! Não é abacaxi. O único lugar do mundo onde se produzem ananases como estes é aqui, nos Açores, e demoram cerca de 2 anos até estarem prontinhos para serem servidos nas nossas mesas. O ananás é um fruto muito doce e não tem nada, mas mesmo nada, a ver com o abacaxi. Numa próxima publicação falar-vos-ei das plantações de ananás que visitei.








Outros locais e experiências que tivémos ainda:
- as lindas e doces plantações de ananás
- a Cratera das Furnas, onde almoçámos o tão famoso Cozido
- a água azeda
- a Fábrica de Cerâmica
- as tão famosas plantações do Chá Gorreana
(Curiosidade: sabiam que só existe chá verde e chá preto? As restantes caixinhas que vemos no supermercado e que vulgarmente chamamos de chá, são na verdade infusões, com aromas diversos!)

- No dia 2, o querido Pedro fez-me o grande favor de parar numa praia para eu poder guardar areia comigo, para trazer para casa - a areia escura, fina e bela dos Açores!



Todas as fotografias foram tiradas por mim e pelo meu irmão, Tomás, na Ilha de São Miguel a 13 de Outubro de 2017. Por favor, não as utilizar sem autorização.

12 Comments

  1. Que maravilha! Fui aos Açores, há muitos anos atrás e não aproveitei como podia. Quero muito voltar e conhecer melhor! Boas férias :)
    Beijinho

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  2. Estou rendida! E se a minha vontade de conhecer já era grande, acabou de aumentar *.*
    Adorei o conceito da microbiblioteca!

    r: Acredito que sim, minha querida

    ResponderEliminar
  3. O Arquipélago dos Açores é maravilhoso. Também só conheço a Ilha de S. Miguel mas da primeira vez que lá estive foi numa visita flash pois fui em trabalho mas tenciono ir com calma em breve.

    ResponderEliminar
  4. As fotos estão tão bonitas, fiquei mesmo com vontade de visitar. Como disse a Andreia, o conceito da microbiblioteca é incrível :)

    ResponderEliminar
  5. Que fotos lindas! Adorava ir ao Açores.
    Um beijinho*
    www.gameonbeauty.com

    ResponderEliminar
  6. Adorava visitar os Açores!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  7. r: Tenciono voltar no próximo ano e ir uns 4 ou 5 dias ^.^

    ResponderEliminar
  8. Já estive na madeira e adorei mas infelizmente não conheço os Açores! Fica o bichinho para uma próxima! Adorei as fotos ^^

    ResponderEliminar
  9. Era um sítio que gostava de visitar! As fotos estão lindas <3
    Beijinhos

    Joie d Vivre | Instagram

    ResponderEliminar
  10. r: Oh, obrigada! Fico contente por teres gostado das decorações *.*

    Sem dúvida, são sempre bem-vindos. Aliás, quantos mais melhor ahahah

    Sim, também acho que sim :D

    ResponderEliminar
  11. São Miguel é realmente encantador :)
    Um beijinho

    https://amaria-do-mar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)