BIBLIOTECA - App Desvaneios - Sobre os comentários breves VS críticas mais desenvolvidas

Desde que o bem-me-quer é afiliado da Bertrand e da Wook, que tento partilhar mais coisas sobre livros, sejam elas opiniões mais desenvolvidas ou comentários mais breves. As últimas e as próximas publicações (que já estão agendadas para as próximas semanas) são breves comentários sobre cada livro que li no passado.

Como devem imaginar, este foi um processo que demorou imenso tempo a terminar, não só porque algumas histórias já não estão tão presentes na minha memória (daí o carácter sucinto de algumas dessas publicações) mas também porque os livros são muitos, alguns deles já vendi e outros nunca cheguei a comprar por ter lido as obras requisitadas em bibliotecas nos meus tempos de estudante.

PORQUÊ?

Faço-o para ter para mim mesma um pequeno registo dos livros que já li e dos que ainda pretendo ler.

Esta ideia surgiu-me quando a Andreia do blogue As gavetas da minha casa encantada partilhou connosco a aplicação Desvaneios. Gostei imenso do conceito porque é uma plataforma bastante útil para nos guiarmos em relação às nossas leituras, livros que já temos em casa e listas de desejos, que estão em constante actualização. É muito intuitiva e desde que a instalei que não parei de utilizá-la, simplesmente para uma organização pessoal (se quiserem espreitar, o meu nome de utilizador é @carolinaferreira).

À medida que ia pesquisando títulos para inserir em cada lista, pensei que de facto havia bastantes livros que já tinha lido e que queria partilhar convosco, mas a probabilidade de voltar a lê-los (para conseguir elaborar uma crítica mais desenvolvida) era muito baixa uma vez que é raro eu reler uma obra completa, pois quero aproveitar esse tempo para conhecer novas obras e novos autores. Assim, decidi dedicar uma pequena publicação a esses livros de modo a não ficarem esquecidos e de forma a dar-vos a conhecer, sem ser maçadora, o título e um pequeno resumo da história.

Outras das publicações da rubrica BIBLIOTECA são naturalmente mais desenvolvidas, ora por serem acerca de obras lidas há pouco tempo, ora por me terem marcado mais e haver uma maior margem para discussão de personagens, enredo, narrativa e outros aspectos relevantes de cada livro. Além disso, a nossa capacidade de analisar e descrever também se desenvolve com o tempo, pelo que, as obras lidas mais recentemente terão certamente uma crítica com maior e mais complexa bagagem.

Espero poder retomar as publicações de obras que leio actualmente em breve, mas não podia deixar de partilhar as mais antigas por aqui, porque acho que me faz sentido, por uma questão pessoal de organização, mas também porque poderá haver alguma obra que seja do vosso interesse.

3 Comments

  1. Não conhecia a app, na tua opinião é melhor do que o GoodReads?
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cherry, desculpa não conseguir ajudar, mas estou muito dentro do GoodReads :( Cheguei a instalar, mas rapidamente deixei de usá-la :(

      Eliminar
  2. Estou mesmo rendida à aplicação Desvaneio. E é lá que aproveito para deixar um comentário sucinto sobre a obra que li mais recentemente, porque, depois, faço a partilha mais desenvolvida no blogue.
    Como escrevo as opiniões por ordem cronológica, também senti necessidade de partilhar este feedback mais imediato

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)