4 ⭐️
Há uns anos, li Que nós estamos aqui estreando-me com João Tordo. Por ser um livro mais objectivo e fruto de pesquisa, entrevistas e investigação, percebi que não foi suficiente para conseguir conhecer e sentir a verdadeira natureza da escrita do autor.
Desde então que tinha em mente continuar a lê-lo, para saborear a sua escrita, mas só agora aconteceu. E que pena não ter sido mais cedo.
Apesar de este ser o segundo livro de uma trilogia, lê-se bem de forma independente.
A história conta-nos a vida de Lars, um escritor sexagenário que, mesmo estando casado com uma pessoa bastante compreensiva e até comunicativa, sente-se constantemente atormentado, num estado emocional fragilizado, num ciclo de desespero, em busca de uma forma de se encontrar e dar sentido à sua vida, de encontrar um lugar de pertença.
Num dia de Inverno, Lars depara-se com uma rapariga a dormir no seu carro. Pouco tempo depois, Lars desaparece, deixando para trás um longo casamento e um romance por publicar: O luto de Elias Gro.
A narradora é, até certo ponto da narrativa, a sua esposa e é através dos seus encontros com Xavier, seu vizinho, após o desaparecimento de Lars, que vamos conhecendo a história do casal. Entre o passado e o presente, vamos lendo e reflectindo em conversas, discussões e pensamentos sobre a natureza humana e a busca contínua pela felicidade.
Temas como a solidão, a perda, os sonhos e a esperança vão sendo abordados (in)directamente ao longo da história, proporcionando ao leitor momentos de pura e profunda introspecção.
O Paraíso Segundo Lars D. conquistou a minha alma livrólica, numa prosa perfeita. Quero definitivamente continuar a ler João Tordo!
𝚁𝚘𝚖𝚊𝚗𝚌𝚎
𝟸𝟷𝟼 𝚙á𝚐𝚒𝚗𝚊𝚜
𝙲𝚘𝚖𝚙𝚊𝚗𝚑𝚒𝚊 𝚍𝚊𝚜 𝙻𝚎𝚝𝚛𝚊𝚜, 𝚗𝚘𝚟𝚎𝚖𝚋𝚛𝚘 𝚍𝚎 𝟸𝟶𝟷𝟻
Se quiseres comprar o livro, usa os meus links de afiliada, disponibilizados a seguir, basta clicar para entrar e vais estar a contribuir para o crescimento literário do meu blogue e da conta de Instagram @carolina.bookworm :
0 Comments
Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.
Obrigada pela tua visita :)