A Desumanização, de Valter Hugo Mãe


𝙏𝙧𝙞𝙜𝙜𝙚𝙧 𝙒𝙖𝙧𝙣𝙞𝙣𝙜𝙨

- Morte, Luto, Suicídio, Violência.

4,5 
⭐️


Esta é uma obra literária cativante que aborda temas complexos e profundos como a solidão, o luto, a identidade, a violência e a empatia. A narrativa desenrola-se em torno da história de uma família que vive na Islândia e é contada através dos olhos de uma menina chamada Halla cuja irmã gémea, Sigridur, "foi plantada", eufemismo usado vezes sem conta para retratar esta morte prematura.

A escrita de Valter surpreendeu-me tanto! Ainda só tinha lido um livro dele (de poesia). Aqui, há uma prosa que é poética e sensível que é capaz de evocar imagens e sensações vívidas na nossa mente. A história em si é uma reflexão sobre o ser humano e como a nossa humanidade pode ser comprometida pela dor e pela perda.

O autor descreve a paisagem e a vida nos fiordes islandeses, criando uma atmosfera realista e envolvente. As personagens são retratadas de forma complexa e multifacetada, o que faz com que o leitor se prenda na narrativa facilmente.

O que mais me entristeceu na leitura foi ver a incapacidade desta mãe conseguir fazer o luto e a sua frieza e maldade para com a filha que sobreviveu. A narrativa está na primeira pessoa e é Halla que nos conta o que vai sucedendo, o veneno que ouve da própria mãe e o que esta lhe pede para fazer constantemente. Duro de ler. 12 anos. A menina só tem 12 anos. E tem de crescer a fazer-se forte, por muito que lhe custe.



𝚁𝚘𝚖𝚊𝚗𝚌𝚎
𝟸𝟺𝟾 𝚙á𝚐𝚒𝚗𝚊𝚜 
𝙿𝚘𝚛𝚝𝚘 𝙴𝚍𝚒𝚝𝚘𝚛𝚊, 𝚂𝚎𝚝𝚎𝚖𝚋𝚛𝚘 𝚍𝚎 𝟸𝟶𝟷𝟹



Se quiseres comprar o livro, usa os meus links de afiliada, basta clicar e entrar e vais estar a contribuir para o crescimento literário do meu blogue e da conta de Instagram @carolina.bookworm . 


















1 Comments

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)