Mosteiro de Santa Clara-a-Velha


Das melhores visitas que fiz em Coimbra!

Localizado mesmo antes da Ponte de Santa Clara, o Mosteiro é um monumento incrivelmente bonito, apesar das ruínas. Ainda mais magnânima do que aquilo que aparenta a quem passa por fora, a sua beleza e dimensão superaram as minhas expectativas. Para um local tão discreto, fora do centro da cidade mais bonita do meu coração, é um lugar que me marcou pela positiva.

Fez-me recordar as minhas aulas de História (e Geografia de Portugal) em que dávamos não só, mas também, arte, os nomes técnicos de cada detalhe e os estilos diversos que iam surgindo com o passar das épocas.

Tenho pena de alguns desses conteúdos já se terem desvanecido da minha memória, mas é algo que tenciono mudar. Nos últimos anos, não tenho sido muito assídua em visitas a museus ou monumentos, mas desde o Verão de 2017 que as coisas estão a mudar. Tenho tentado visitar, conhecer, observar e admirar cada vez mais estes locais que, muitas das vezes, são mais acessíveis do que o que nós pensamos. E só temos a ganhar com isso!

Saímos pela mesma porta que entrámos, mas sempre mais ricos, (um bocadinho) mais sábios e mais felizes.




















Todas as fotografias foram tiradas por mim e pelo meu irmão.

3 Comments

  1. Muito obrigada por esta partilha, minha querida! É um locais que quero muito visitar *-*

    ResponderEliminar
  2. Estes álbuns são muito interessantes. E é verdade que se sai destes monumentos melhor do que se entrou. Visitei Santa Clara-a-Velha antes das obras de reabilitação. Uma das coisas que me devo é visitar esta Santa Clara, bem como o Museu Machado de Castro, a Biblioteca Joanina, enfim...

    ResponderEliminar
  3. Há passeios que valem tanto a pena, incrível. Gostei muito das fotos e fiquei muito curiosa com o sítio :)

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)