1000 ideias para o teu blogue: Parte 3

Imagem feita no Canva por mim.

Continuação...

  • Perfil e fotografia
Há quem opte por colocar uma breve descrição sem fotografia ou imagem. Podem ter o perfil do Google +, do Blogger ou ainda outra opção feita por vós ou incluída já em alguns temas - o Sobre Mim / About Me que já pressupõe que sejam vocês a adicionar uma fotografia e um pequeno texto numa mini-aplicação (de imagem ou de texto) no Esquema. Quer mantenham o anonimato ou não, gostamos sempre de associar o blogue a uma personalidade e é uma forma de fazer uma breve apresentação sem dar informação muito relevante.

  • Ícones de Redes Sociais
Esta é uma opção que vos ajuda a ligarem-se aos vossos leitores noutras redes sociais. Não se sintam obrigados a estar em todas elas e mais algumas, seleccionem aquelas que sejam mais usadas por vocês e que acham que serão mais facilmente visitadas. Uma vez mais, consiste em procurar aquilo que é mais do vosso agrado, pois há quinhentos ícones para escolhermos, e após a vossa escolha, copiar o código que será fornecido para uma mini-aplicação HTML/JavaScript.


  • Instagram - miniaturas
Esta aplicação é muito interessante e já tenho visto em imensos blogues. Não é apenas o link que vos remete para o vosso perfil de Instagram, tem também miniaturas das vossas fotografias lá publicadas, o que dá imediatamente para ter uma pequenina noção daquilo que vocês publicam (o número de fotografias fica ao vosso critério e depois ser-vos-á facultado o tal código que já falei antes, em que têm de colocar numa mini-aplicação de HTML/Java Script). Podem ir a ESTE site e, mesmo no canto superior direito, escolher a opção «YES, PLEASE!», onde diz «Need an Instagram widget for your website?» e aí tem várias opções e podem fazer vocês mesmos.

  • Botão «Seguir» (Seguidores)
É importante termos esta opção no nosso blogue para facilitar a quem nos queira ler o acesso ao conteúdo do nosso blogue. Podem também acrescentar, se preferirem, a opção de seguir o blogue por e-mail, em que as pessoas não serão obrigadas a ter uma conta no Google para vos lerem recebendo assim uma newsletter no e-mail sempre que publicam algo.

  • Botão «Partilhar» (Facebook, Twitter, Google...)
Se quiserem ter esta opção no vosso blogue, é uma forma do vosso conteúdo ter a possibilidade de sair da blogosfera, isto é, se gostarem do vosso conteúdo, irão querer partilhá-lo e voarão um pouquinho pelas redes sociais com a ajuda de quem gosta do que lê no vosso blogue e de quem o partilha.

  • Publicações em destaque/recentes/mais lidas ou comentadas
O Blogger dá-nos também esta opção, no Esquema, na barra lateral, com as suas mini-aplicações, o que nos facilita o trabalho. Basta procurarem a opção que mais vos agrada e colocarem no vosso blogue. É uma forma de dar a conhecer aos nossos leitores aquilo que é mais lido no nosso cantinho ou dar-lhes a conhecer publicações (em destaque) que achem interessante divulgar.


  • Arquivo do Blogue
Por uma questão de logística, é sempre bom termos um local onde todas as publicações estejam organizadas cronologicamente, pois torna-se mais fácil não só para os leitores, mas também para vós, quando querem procurar um conteúdo em específico, pois sabem mais ou menos em que altura publicaram determinado post.

  • Etiquetas/Categorias/Temas/Labels/Rubricas
Esta é uma boa forma de manter os conteúdos organizados por temas. Isto se o vosso blogue se debruçar em diversas temáticas. No momento de escrita, adicionem uma etiqueta (na barra lateral direita) de acordo com o tema que vão abordar e desta forma terão tudo organizado por «Categorias» que podem depois adicionar ao vosso perfil, quer na barra lateral, quer numa página à parte, inserida no Menu principal.

  • Número de Visitas - 2D e 3D
Se quiserem ter na vossa página algo diferente para indicar o número de visitas, para além do número em si, conheço ESTE site, que pode acrescentar um planisfério ou um globo que mostra os países onde o vosso blogue é visitado - é uma forma diferente e gira para saber por onde é que o nosso blogue é aberto.

Com isto, chego ao fim desta série de publicações. Espero ter conseguido ajudar alguém naquilo que consigo e espero que tenham gostado. Se tiverem dúvidas, perguntem e tento responder da melhor forma.

Obrigada por estarem desse lado!

Não se esqueçam: se gostaram desta publicação ou acham que pode ser útil a alguém, partilhem.

16 Comments

  1. Adoro este tipo de dicas! O meu blog ainda é muito recente mas estou sempre à procura de coisas que o possam melhorar :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelas dicas :D Há muitas coisas que mencionaste que já tenho no blogue, mas há outras que vou considerar em colocar!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, acho que estas publicações foram bastante úteis. E de certeza que ajudaste/vais ajudar alguém com elas :)

    r: Eu acho que os gostos se discutem, no sentido de haver uma partilha. Agora, quando as pessoas tentam impor os seus gostos aos dos outros isso já não faz sentido.
    Precisamente, não temos que concordar com tudo para respeitar a outra pessoa. Temos é que saber ouvir e a aceitar que, da mesma maneira que apreciamos determinada coisa, os nossos interesses são diferentes

    ResponderEliminar
  4. r: Acho que é mesmo o nome dela, minha querida :)
    Sim, sim, eu percebi. Nesse sentido pejorativo não vale mesmo a pena discuti-los, porque quem está do outro lado simplesmente não quer ouvir

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)