1000 ideias para o teu blogue: Parte 2

Imagem feita no Canva por mim.
Vamos então ao que interessa?

  • Criação de imagens personalizadas

Esta é a forma mais simples que muitos de nós, se não todos, já conhecemos e é aquela que nos vai ajudar em alguns dos pontos seguintes. Criar as nossas próprias imagens é algo que hoje é muito fácil de fazer, tal é a imensidão e fácil acessibilidade a sites e programas para o efeito. Eu costumo usar a plataforma «Canva», um site de muito fácil acesso e utilização. Escrevi muito e mais detalhadamente sobre ele AQUI, onde podem ler mais e perceber melhor como funciona.

  • Logótipo/Favicon
Ora, a partir deste site (ou outro que tenha as mesmas funções e objectivos), é muito fácil criarmos um estilo muito nosso. É mais fácil para quem nos lê, associar-nos a uma imagem, não sendo esta necessariamente uma fotografia de perfil ou algo semelhante, podendo ser a imagem de marca do nosso blogue. Pode ser difícil e intrigante, no início, por não sabermos bem como fazê-lo, nem que características ou detalhes pessoais adicionar. Neste passo, o mais adequado é não forçarem nada. Deixem que os vossos olhos seleccionem aquilo que mais vos atrai e mais tem a ver com a vossa personalidade, no meio daquela avalanche de diversidade de escolhas possíveis de cores, tipos de letra, autocolantes e outros pormenores. E não tenham pressa. Se não terminarem hoje ou amanhã, terminam na semana seguinte ou no próximo mês. Interessa sim que fique bonito, atractivo, mas principalmente que transpareça um pouco do ar que se respira no vosso blogue e especialmente que vocês próprios gostem! Depois, para converter o logótipo em Favicon, basta procurarem no Google um site que faça a conversão e já está. Basta depois, inserirem a imagem onde diz «Favicon», em Esquema. Para quem não sabe, o Favicon é aquele pequeno ícone que nos aparece no início do nome na página em que estão (como o F branco num fundo azul do Facebook, por exemplo). O meu está AQUI e podem vê-lo em ponto grande.

  • Cabeçalho
Mais um ponto em que os criadores de imagens personalizadas nos podem ajudar. Aqui, tanto podem colocar o vosso logótipo, como algo completamente diferente, ou até mesmo apenas o nome do blogue, com ou sem descrição, para quem prefere as características minimalistas. No Canva, podem escolher a opção de «Capa para Facebook», pois as dimensões são mais adequadas para o efeito.

  • Menu
Há, tal como os temas de blogues, inúmeras formas de criar o próprio menu. Há também quem prefira não ter um. Para quem gosta deste detalhe, há vários sites que vos ajudam na personalização de um menu, basta perguntarmos ao nosso amigo Google e ele dá-nos várias opções de resposta: podem escolher a cor, tipos de letras, categorias e subcategorias, como ilustra a imagem abaixo. Naturalmente, aqui serão vocês a escolher aquilo que mais se adequa ao que pretendem. Depois consiste em copiar o código que vos será dado e colar numa mini-aplicação de HTML/JavaScript que devem inserir no Esquema.
Atenção, porque nem todos os temas nos deixam personalizar os Menus e nesse caso teremos de arranjar uma alternativa - ou mudamos o tema ou ficamos com o menu próprio desse tema.
Imagem retirada do Google.











Espero que possa ajudar alguém.
Lembrem-se que podem fazer perguntas e eu posso tentar responder (pois posso não saber como vos ajudar), mas farei o meu melhor 😊 Não se esqueçam: se gostaram desta publicação ou acham que pode ser útil a alguém, partilhem.
Continua...

19 Comments

  1. Excelentes dicas ;) É muito bom partilharmos o nosso conhecimento com os outros. Fico à espera de mais posts assim :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Boa :)
    Em Portugal não temos muito essa cultura do partilhar... Os blogs brasileiros ajudaram-me imenso quando criei o meu (nosso, somos duas)

    AA do Uma Andreia nunca vem só

    ResponderEliminar
  3. Gostei da indicação do site Canva, mas ainda estou na luta pela logo. Não consigo visualizar nada que caracterize meu blog e que ajude as pessoas a encontrá-lo pela figura, apesar do nome já ser único e estar em primeiro na pesquisa do Google, não tenho muita atração para minhas publicações.

    O que pode estar faltando?

    O que acha do meu blog? debatech.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. São excelentes dicas e eu fico à espera das próximas, quero aprender a utilizar o Canva. Já tenho conta mas ainda me estou a habituar :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas dicas e por as partilhares connosco! Andava a pensar em criar um Favicon e as tuas dicas ajudam bastante :D

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas, são excelentes!
    O canva tem sido um ótimo aliado :)

    r: Fico mesmo feliz por ler isso, minha querida, muito obrigada *.*
    Verdade!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada por todas as dicas, gostei muito do tipo de post ;)

    ResponderEliminar
  8. Ótimas dicas Carolina! Gostei muito :)
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)