1000 ideias para o teu blogue: Parte 1

Imagem feita no Canva por mim.
Todos nós temos vontade de mudar o look do nosso blogue de vez em quando ou acrescentar-lhe algo que o torne mais personalizado, organizado e criativo e ao mesmo tempo não se torne maçador e cansativo aos olhos dos nossos leitores. E isto é bom porque significa que nos preocupamos com o nosso cantinho e com quem nos lê. Tentamos, sempre da melhor forma, tornar o nosso conteúdo acessível, de forma criativa e visualmente agradável. Há aspectos que, por vezes, fazem toda a diferença e há detalhes que não são assim tão importantes, mas que nos deixam contentes com os resultados que vamos obtendo com o nosso trabalho e com a descoberta de truques fáceis como o realizar de um Favicon, que nem todos sabemos o que é nem como se faz e achamos que é algo complicado de fazer, quando muitas vezes até é relativamente simples.

Eu não sou nenhum génio da informática nem nada semelhante, muito pelo contrário, mas com o tempo fui aprendendo como fazer algumas coisinhas que acho diferentes e bonitas e torna-se interessante porque vemos os frutos do nosso desempenho num local que nos diz muito - o nosso blogue.

Se tiverem algumas dúvidas, podem perguntar e eu tento ajudar no que for possível. Como já vos disse, não sou expert, mas vou fazendo algumas coisas e terei todo o gosto em ajudar!

Para alguns de vocês, estas ideias podem parecer simples, para outros, nem tanto! Para quem é novo na blogosfera, tenho a certeza que poderá ser útil. Para quem já anda por aqui há mais tempo, talvez já conheçam algumas ou mais destas sugestões que vou apresentando e podemos discutir o que mais gostamos ou que é mais útil e acessível, comparando opções possíveis, tornando estas publicações mais enriquecedoras com a vossa opinião.

Deixo apenas algumas ideias e sugestões para quem não sabe como fazer algumas pequeninas alterações ou para quem nunca pensou nisso sequer. São ideias que com o tempo vamos sentindo a necessidade de realizar e de implementar oficialmente. Vou tentar organizar a publicação de forma lógica e espero que seja útil a alguém. Dividi-la-ei em algumas partes para que não se torne muito maçadora, pois ainda contém bastante informação e assim torna-se mais leve.

Primeiro de tudo, falemos de publicações/posts. Há quem agende, há quem publique sempre na hora. Este ponto varia consoante a disponibilidade e quotidiano das pessoas. Eu faço tanto de uma forma como de outra. Por vezes, tenho ideias e aponto-as logo por tópicos nos Rascunhos, de maneira a não perder a linha de pensamento. Há dias em que me sinto inspirada e escrevo mais do que uma ou duas publicações e agendo-as para diferentes dias, em que sei que estarei mais ocupada e não terei tanto tempo para me dedicar ao Bem-Me-Quer, mas nem todas as publicações fazem sentido agendar, para mim. Algumas sinto que têm de ser publicadas no momento de criação. Há outros dias em que publico logo na hora em que escrevo. 

Relativamente a aplicações de telemóvel, apesar de já ter utilizado anteriormente, hoje não uso nenhuma. O que faço no telemóvel é, normalmente, no Google mesmo, consultar e aprovar os vossos comentários, para que possa responder o mais rapidamente possível quando ligar o computador, bem como visitar os vossos cantinhos. Não gosto muito de ler no telemóvel e portanto só o uso mesmo neste sentido. As leituras das vossas publicações guardo para o computador para me sentir mais calma e confortável, saboreando-as na totalidade. Depois então consigo responder-vos da melhor forma!
______________________________________________________

Esta semana será dedicada a publicações desta natureza.
Lembrem-se que podem fazer perguntas e eu posso tentar responder (pois posso não saber como vos ajudar), mas farei o meu melhor 😊 Não se esqueçam: se gostaram desta publicação ou acham que pode ser útil a alguém, partilhem.
Continua...

14 Comments

  1. Gostei bastante de cada uma das dicas, vai ajudar bastante

    Beijinhos
    Novo post ( Review Top Coat Gel ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As dicas a sério começam na próxima publicação. Esta foi um «aquecimento» :) Muito obrigada! Beijinho*

      Eliminar
  2. Penso que tiveste uma ótima ideia! :) Este é um tema bastante útil, e no qual existem muitas dúvidas, sobretudo para quem (como eu) é recente na 'blogosfera'...

    Beijinho <3
    https://anaritaferreira83.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da tua ideia e de dares estas dicas tão úteis! :D
    Quanto às publicações faço como tu, quando tenho mais ideias acabo por escrevê-las logo e depois publicar em dias em que esteja mais atarefada.

    ResponderEliminar
  4. Tiveste uma excelente ideia, minha querida :)
    Termos um espaço à nossa imagem é fundamental, porque isso faz que a nossa vontade de estar presente e trabalhar nele seja ainda maior. E, de facto, há pequenas mudanças que podemos fazer para que isso aconteça.
    Relativamente às publicações, escrevo-as todas em avanço. No entanto, só no dia anterior a saírem é que as passo para o computador (por exemplo, só hoje passei a de amanhã) e agendo, porque acabo sempre por fazer alterações e acho importante haver este tempo de distância, para maturarmos melhor as nossas ideias. Mas nem sempre fiz isto, no início escrevia as publicações no próprio dia, por isso também nunca tinha um horário fixo.
    Quanto às aplicações, não uso nenhuma para o blogue. O que faço é, se estiver fora de casa, ir ver os comentários, mas deixo a leitura das publicações e as respostas para quando for para o computador

    r: Oh, tão bom *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, querida Andreia! É que eu sentia que havia pouca informação em relação a muitos assuntos e algumas coisas só consegui fazer depois de muito tempo na blogosfera :)

      Eliminar
  5. Muito bem :D
    eu também faço tudo pelo computador. Só utilizo o telemóvel para ver comentários, mas mal possa, venho ao computador aceitar tudo e ler os blogs que sigo :)

    beijinhooo **

    ResponderEliminar
  6. Conheci agora o teu blog e adorei esta ideia! Vou continuar a ver os próximos posts! Segui :)
    Parabéns!

    Beijinho grande,
    https://whaaatifni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Fiquei intrigada com esta rubrica assim que vi o título e estou deste lado a segui -la atentamente. Acho que qualquer dica dada pode sempre ser bem útil.
    Começaste de forma leve e, de facto, para quem é novo, isto pode ser bem interessante. Um beijo enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joaninha!
      Exactamente, a ideia foi começar por algo muito simples, para ir evoluindo para ideias mais complexas. Tentarei ajudar no que conseguir, mas há coisas que também eu gostava de saber fazer e ainda não descobri muito bem como :P
      Beijinhos grandes :)

      Eliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)