❆ Mergulhar e cair na leitura ❆

Home. 2021.


Os livros que lemos podem ser abismais, quer no bom quer no mau sentido. Já li livros em que mergulhei completamente na narrativa e quase me senti parte do enredo. Contudo, li também outros, de outra natureza, cujo tema me desinteressou por completo, tornando a leitura um martírio. Quando assim é (cada vez mais raro, pois estou muito selectiva com o que escolho para ler), desisto desse livro. A leitura, para mim, tem de ser prazerosa, instrutiva ou lenitiva. Se for tudo isso ao mesmo tempo, maravilhoso, jackpot!

Não se censurem por aquilo que lêem. Não censurem os outros por aquilo que escolhem para ler. Houve alguém que escreveu, em tempos, que quem diz que não gosta de ler é porque ainda não encontrou o livro certo. E é talvez um pouco isto, não é?

Que benefícios retiraríamos nós da leitura se esta não nos deleitasse?

É certo que, por vezes, para obtenção de conhecimento é necessário um certo tipo de literatura, e talvez demasiadas por mera obrigação. Mas penso que não seria completamente eficaz a longo prazo. Pois se não nos apaixona... temo que em nada nos acrescentaria.

2 Comments

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)