Porto - Livraria Lello


No coração da nossa linda cidade do Porto, está a Livraria Lello, casa que recebe pessoas de todo o mundo com a mesma paixão - livros.

Antes de partilhar o que o meu coração sentiu, falemos primeiro um pouco sobre o seu passado e sobre os seus pilares.

Esta casa abriu as suas portas em 1881, pelas mãos dos irmãos Lello, José e António, ainda na Rua do Almada.

Mais tarde, em 1906, o negócio acaba por mudar a sua morada, para a Rua das Carmelitas, onde se localizava a Livraria Chardron, comprada pelos Lello, em 1894. É aqui que está o edifício tal como o conhecemos nos dias de hoje. Grande, com uma arquitectura luxuosa e bem trabalhada, invejável para qualquer amante de Livrarias e Bibliotecas.

Em 2015, decidiu-se introduzir um voucher de desconto em livros com o preço do bilhete da entrada, o que acho que foi uma boa forma de chamar ainda mais gente, especialmente os devoradores de livros. É uma óptima ideia e uma estratégia de aumentar o número de visitantes, mas também uma forma de incentivo à leitura.

Há cerca de 3 anos iniciaram-se obras no estabelecimento para manutenção e restauro de algumas áreas.

Para quem tem um lugar no coração dedicado aos livros, sabe que este lugar mágico não pode deixar de ser visitado. Os que já lá entraram dar-me-ão razão, certamente, pois o ar que se respira quando lá se entra é viciante e já não se quer sair. Os que ainda não entraram, façam o favor de um dia, quando pela Invicta passarem, perderem um pedacinho do vosso tempo com esta visita. Garanto-vos que não sairão arrependidos e quererão voltar.

Lá dentro, senti-me em casa, mesmo rodeada de pessoas desconhecidas. O que importava era o estar rodeada de livros, obras magníficas, em vários idiomas, num lugar com um tecto em gesso pintado, mas camuflado de madeira talhada, com fachadas neogóticas e bustos de figuras importantes na Literatura.

Mais uma Livraria a guardar neste meu coração de Bem-Me-Quer 🌼


11 Comments

  1. Há imenso tempo que quero visitar a Lello e ainda não o fiz :((
    Parece-me um local com tanta magia!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  2. Estive na Lello há cerca de um mês. É um sítio a visitar sempre que viajo até ao Porto! 😄

    ResponderEliminar
  3. Fico sempre sem palavras quando é a Lello o assunto central, mas é mesmo um local cheio de magia *-* quero tanto lá voltar a entrar!

    ResponderEliminar
  4. Uma das minhas livrarias preferidas de sempre! <3. Já não vou lá há muito tempo, quero muito voltar a esse lugar mágico.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. É uma das minhas livrarias/bibliotecas preferidas! Mas a minha favorita, apesar de não se poder explorar o espaço, é a biblioteca do convento/palácio nacional de Mafra! Tudo o que tiver livros e grandes obras de autores que iluminam qualquer mente, é fascinante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, e eu que estou aqui mesmo ao lado, já não a visito há anos! Tenho de lá voltar! É linda, também <3

      Eliminar
    2. Se algum dia fizessem um dia aberto aquela biblioteca, eu estava lá fizesse sol ou chuva! Ia-me derreter só de olhar e correr cada cantinho daqueles corredores enormes! E o toque daqueles livro deve ser fenomenal (aqui estou a acreditar um bocadinho no irreal, porque não sei se estão mesmo lá os livre que dizem estar referentes ao século XV e por aí em diante, mas eu gosto de acreditar que sim! Ahaha Mas se realmente for mesmo verdade, que fortuna de cultura - tinha medo de ser guarda daquele local 😂)

      Eliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)