Lenços Pretos, Chapéus de Palha e Brincos de Ouro de Susana Moreira Marques



Esta obra relata-nos uma viagem realizada pela Susana, pelo nosso país, à procura da memória passada das mulheres portuguesas esquecidas. O seu caminho é feito com base na obra de Maria Lamas, “As Mulheres do Meu País“, de 1940, cuja autora simboliza também o activismo político, nos tempos de censura e falta de liberdade de expressão. 


Neste livro, além de haver um relato e uma reflexão daquilo que Maria Lamas descreveu sobre a “vida muito escrava” das mulheres do passado, existe também em paralelo, uma comparação com as vidas dos dias de hoje, o que não exclui nunca a hipótese de ainda existirem mulheres como as do passado no nosso tempo presente.

Susana fala-nos também brevemente das suas filhas, mulheres do futuro, e da sua avó, mulher do passado, que inevitavelmente consigo transpor para a minha realidade através da vida e das memórias que tenho da minha avó materna, cuja vida relembro muitas vezes, não chegando perto de imaginar sequer as dificuldades de educar dez filhos sozinha, de ter que ter sustento, de nem ter a possibilidade de ter uma voz, de esconder e ignorar as próprias dores, o próprio sofrimento, porque a “vida é mesmo assim”, porque “tem de ser”.

A narradora percorreu o país, tal como Maria Lamas o fez em tempos, em busca de testemunhas vivas da vida dura que as mulheres levavam, fossem elas mulheres do campo, da terra, agricultoras, ou mulheres do mar, mães, esposas, filhas e irmãs de homens pescadores, que garantiam que tudo se mantinha intacto em terra para o regresso dos homens. Mulheres grandes, trabalhadoras, “escravas” de si mesmas, cuja vontade era posta em último lugar, num tempo oprimido.

Susana escreve este ensaio com mestria. Foi o primeiro livro que li dela e ainda bem! Quero continuar a acompanhar o desenvolvimento do seu trabalho. Tem também outras obras publicadas como “Agora e na Hora da Nossa Morte” e “Quanto Tempo Tem um Dia”.

A Susana é uma das convidadas do Festival Literário de Braga.

Este livro foi uma oferta de @festivalutopiabraga e @thebookcompany_pt .

𝙲𝚘𝚖𝚙𝚊𝚗𝚑𝚒𝚊 𝚍𝚊𝚜 𝙻𝚎𝚝𝚛𝚊𝚜
𝙰𝚋𝚛𝚒𝚕 𝚍𝚎 𝟸𝟶𝟸𝟹
𝟷𝟸𝟾 𝚙á𝚐𝚒𝚗𝚊𝚜
𝙽ã𝚘-𝙵𝚒𝚌çã𝚘 𝙻𝚒𝚝𝚎𝚛á𝚛𝚒𝚊

Podem comprar este livro nestes links:

 

1 Comments

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)