BIBLIOTECA: Pais e Filhos, de Ivan Turguéniev



Não foi a minha estreia na Literatura Russa. Já li Tolstoi e gostei mesmo muito. A única dificuldade nos russos é mesmo habituarmo-nos à lógica dos patronímicos.

Do século XIX, é uma obra que nos apresenta Bazárov, um rapaz niilista, de personalidade robusta, pensamento crítico e extremamente curioso.

Bazárov acompanha o seu amigo Arkádi até à sua casa, nas férias, onde vive o seu pai viúvo e o seu tio, ambos homens de uma certa idade e um deles bem mais conservador e resistente às ideologias mais ousadas. É este choque de pensamento, ideias e personalidade que vai originar uma tensão e alguns atritos entre Bazárov e Pável Petrovitch, tio de Arkádi, que insiste em considerar o amigo do sobrinho um sujeito rebelde e desrespeitador, apesar da insitência do jovem em tentar explicar a sua posição, referindo o verdadeiro sentido do niilismo. Mesmo assim Pável não aceita essas afirmações como verdadeiras e considera-o sempre alguém sem valor, dando um tom depreciativo a tudo o que seja relacionado ao niilismo.

Não fosse a sua pouca sorte na saúde, Bazárov tornar-se-ia certamente um grande pensador da sua época, mas quis o destino que a sua vida não chegasse tão longe. 


Nota: Este blogue é afiliado da Bertrand e da Wook. Assim, ao adquirirem obras através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada! Bem-Vos-Quero 🌼📚

4 Comments

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)