BIBLIOTECA - Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
Estou a aproveitar 2020 para ler autores que nunca li. Fevereiro foi o início do segundo semestre e esta foi uma das obras analisadas em Arte do Romance, com o Professor Rogério Casanova.
Primeira obra de Jane Austen que li.
A família Bennet encontra-se desesperada porque com cinco filhas nenhuma delas é casada e, segundo as leis de então, quando o pai falecesse, estas ficariam sem direito aos bens uma vez que estes passariam a ser herdados por um membro familiar masculino, que neste caso, era alguém mais afastado. Talvez esta seja a primeira crítica presente na obra, entre outras que se referiam à ganância, à loucura das mulheres para se casarem por interesse devido a essa forma de sustento.
Elizabeth recusa-se a casar sem se sentir verdadeiramente apaixonada, sem encontrar alguém que corresponda com os seus valores e princípios criticando esse acto interesseiro constantemente, que lhe causa repulsa.
Certamente, já ouviram falar de Mr. Darcy, cavalheiro que terá atritos com a jovem Elizabeth. Gradualmente, vai nascendo uma empatia e profundo respeito mútuo, mas não sem antes ocorrerem situações desagradáveis que aparentarão o oposto da verdadeira intenção, o que colocará à prova o carácter de ambos, mas levará a um desfecho pacífico para todos.
2 Comments
Um dos meus livros favoritos *-*
ResponderEliminarNão é dos meus favoritos, mas gostei mesmo muito!
EliminarQualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.
Obrigada pela tua visita :)