BIBLIOTECA - Orgulho e Preconceito, de Jane Austen



Estou a aproveitar 2020 para ler autores que nunca li. Fevereiro foi o início do segundo semestre e esta foi uma das obras analisadas em Arte do Romance, com o Professor Rogério Casanova.

Primeira  obra de Jane Austen que li.

A família Bennet encontra-se desesperada porque com cinco filhas nenhuma delas é casada e, segundo as leis de então, quando o pai falecesse, estas ficariam sem direito aos bens uma vez que estes passariam a ser herdados por um membro familiar masculino, que neste caso, era alguém mais afastado. Talvez esta seja a primeira crítica presente na obra, entre outras que se referiam à ganância, à loucura das mulheres para se casarem por interesse devido a essa forma de sustento.

Elizabeth recusa-se a casar sem se sentir verdadeiramente apaixonada, sem encontrar alguém que corresponda com os seus valores e princípios criticando esse acto interesseiro constantemente, que lhe causa repulsa.

Certamente, já ouviram falar de Mr. Darcy, cavalheiro que terá atritos com a jovem Elizabeth. Gradualmente, vai nascendo uma empatia e profundo respeito mútuo, mas não sem antes ocorrerem situações desagradáveis que aparentarão o oposto da verdadeira intenção, o que colocará à prova o carácter de ambos, mas levará a um desfecho pacífico para todos.


Nota: Este blogue é afiliado da Bertrand e da Wook. Assim, ao adquirirem obras através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada! Bem-Vos-Quero 🌼📚

2 Comments

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)