Ukulele, um cavaquinho do Hawaii?

Quase um ex-líbris do tão bonito Hawaii, o ukulele tem origens lusitanas. Diz-se que foi inspirado no cavaquinho que os portugueses (incluindo já população madeirense e açoriana) levaram para terras outrora tão desconhecidas e longínquas. 

Semelhante ao cavaquinho, o ukulele tem vindo a ficar cada vez mais conhecido. É um instrumento musical pequeno (apesar de ter diferentes tamanhos: soprano, o mais pequeno; concert, digamos que de um tamanho intermédio; tenor, o maior), também com quatro cordas, embora com uma afinação diferente do cavaquinho e, portanto, formas diferentes de tocar, cujo nome tem uma origem engraçada qual metáfora para a forma como os dedos de quem o toca saltitam pelas cordas (Uku - pulga; lele - saltar). Mas, como as palavras não têm apenas um significado, dizem que «uku» pode também significar «presente» e «lele», «vir», ou seja, ukulele fora o presente dos portugueses que veio para o Hawaii. O que nos deixa a nós, portugueses, de certa forma enternecidos.

Tenho ficado cada vez mais apaixonada pelo ukulele pela sua simplicidade e pela melodia doce e acolhedora que consegue pintar o ar de uma tarde bem passada entre amigos ou família.

Deixo dois vídeos de duas raparigas que são barra no ukulele e têm conquistado meio mundo com as suas gravações.

Espero que gostem! Já conheciam o ukulele?




3 Comments

  1. Já conhecia e adoro a sua sonoridade!

    r: Sem dúvida, conjugam mesmo *.*
    Sim, o facto de ser ouvida várias vezes acaba por afastar algumas pessoas.

    ResponderEliminar
  2. r: Percebo, desfrutar primeiro dessa primeira aventura e depois partir para outras :)
    Sei, sim, e agradeço-te imenso por isso!

    ResponderEliminar

Qualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.

Obrigada pela tua visita :)