Trigger Warnings
- Depressão; Suicídio.
4 ⭐️
Eleanor Oliphant, a nossa protagonista, conta-nos na primeira pessoa e numa narrativa envolvente a sua história que, apesar de solitária, despoleta no leitor uma curiosidade genuína em saber mais sobre o seu passado e a sua infância, quais as razões que a levaram a ser como é, a seguir determinadas regras e etiquetas, a optar por comportamentos mais ou menos sociáveis em algumas circunstâncias e a, em determinadas situações, evitar o contacto humano.
Eleanor revela-se, através do seu discurso e atitudes, uma jovem honesta, humilde, bem-educada e saudável. Trabalha há vários anos na mesma empresa desde que terminou a Faculdade, o que contribui para a notabilidade da sua estabilidade profissional. Percebemos, no entanto, que há reacções de evitamento no que diz respeito às suas memórias da infância e vamos notando que há um sofrimento contínuo neste processo que se vai tornando mais intenso ao longo do tempo. Há feridas graves do passado que não cicatrizaram e que continuam a afectar o desenvolvimento das suas relações. Um mistério muito grande sobre um incêndio e uma cicatriz na face de Eleanor desperta o interesse do leitor constantemente, o que também faz com que fiquemos agarrados à leitura. Eleanor não pode fugir à dor, terá de enfrentá-la para conseguir superá-la e aprender a lidar com ela - um dos maiores actos de coragem que ela vai entendendo que não é cobardia nem fraqueza. Com a ajuda de Raymond e da sua terapeuta, (re)começará a ver a beleza da vida, nas mais pequenas coisas do quotidiano.
Uma luta incrível que vence a solidão e a depressão. Há muitas Eleanors neste mundo e é estrondoso o impacto que têm pequenos actos de bondade na vida de quem mais precisa. Este livro é uma lição sobre isto - dar a mão, dar atenção, dar amor. Nunca sabemos a dor que um sorriso pode esconder.
Romance
328 páginas
Porto Editora, 2017
Podes comprar este livro, através dos seguintes links:
𑇐 WOOK 𑇐
1 Comments
Este livro foi uma descoberta extraordinária! Qualquer dia, tenho de o reler para redescobrir a Eleanor
ResponderEliminarQualquer comentário e questão colocados serão respondidos na própria caixa de comentários.
Obrigada pela tua visita :)